quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A fase Paul Weller


Conhece aquela fase em que você fica mais de uma semana escutando um só disco? Pois bem... Estou vivendo isso novamente. Depois de reclamar muito sobre a cena musical da atualidade e sentir que tudo esta sendo cópia musical do que já foi feito, descobri um cara chamado Paul Weller e vejo no trabalho dele genialidade e originalidade. Não agüentava mais escutar essas bandas tentando soar Velvet Underground, tentando soar Beatles ou Stones ou até mesmo bandas copiando bandas que copiam outras... ah sei lá... tudo muito fugaz e sem "alma" . Acredito que muito disso seja culpa da internet mas não temos como fugir disso. Qualquer um pode gravar um disco hoje e amanhã largar no myspace para assim se tornar a coisa mais “Cult” do momento – palavra detestável pra mim essa: “Cult”. Tive a minha fase, em 1999, do Oasis em que aguardava ansiosamente cada disco deles e digo que o SOTSG abalou meus ouvidos e minha vontade de montar uma banda apareceu. Tive a fase Beatles, Stones, Coldplay, Travis, Supergrass. Não muito tempo atrás descobri, através de um amigo, o Ryan Adams e o primeiro disco que escutei dele foi o Gold que por sinal é fabuloso, desde então nutro uma admiração grandiosa pelo cara, tenho todos os discos do garoto problema da música nova-iorquina que não larga de mão a sua veia country. Mas voltando ao Paul Weller. Escutei o “As Is Now” dele. Me encantei com as melodias que respiram no disco. Confesso que demorou um pouco para digerir algumas seqüência de notas mas no final tudo fecha. Aconselho. Baixa Paul Weller que não vai se arrepender. Até funk o cara sabe fazer bem. Rock inglês, na minha modesta opinião, é o melhor rock do mundo. Se Ryan Adams se entregou a Wonderwall do Oasis como não se encantar com as melodias das ilhas britânicas?